Restaurantes Recomendados, e produtos franceses

Queijo







Deliciosos. Experimentei diversos queijos de cabra,inclusive uma versão de queijo fresco, e é óptimo. Também há queijos muito bons de leite de ovelhas bascas, fantástico! Os queijos de cabra, todos deliciosos. Todos o que provei, me deixaram agradavelmente surpreendida pela qualidade, sabor e texturas.

Dica:
Comprar nos mercados, são artesanais e há imensa variedade. Há dias pré-estabelecidos de mercado ao ar livre em cada zona, e até alguns que funcionam todos os dias. Na minha zona, por exemplo, há mercado à quarta e ao domingo.

Fiambre:

Muito bom! Só percebi a diferença entre o fiambre francês e os que eu comia em Lisboa após ter provado o fiambre de cá: a versão portuguesa de fiambre é a prensagem de matérias-primas, o que resulta num produto algo gelatinoso. Esta prensagem pode obter uma forma rectangular ou arredondada, mas é quase sempre fruto de uma mistura e prensagem de ingredientes vários, de origem industrial. Ora aqui, o fiambre vem de uma peça de carne genuína! O sabor é incomparável! Nunca comi nada de tão bom, nem que se lhe assemelhasse. Este fiambre guarda todo o sabor e textura de um produto artesanal. 

Dica:
Pode comprar-se no super-mercado, que é óptimo, ou no mercado para uma experiência inesquecível!

Gratin Dauphinois 

Gratin Dauphinois, trata-se de um prato preparado de rodelas de batata, com um molho maravilhoso feito com (entre outros ingredientes) crème fraîche, que depois vai ao forno a gratinar. É absolutamente maravilhoso! Nunca pensei que as batatas podia ser elevadas à condição de alimento dos deuses, mas é a realidade. Nem tenho palavras…

Dica:
Adorei este gratinado no restaurante L´Ami Jean

Restaurantes:

Eis algumas recomendações a nível de restaurantes! São verdadeiramente bons, recomendo vivamente!



Dica:

Adorei este gratinado no restaurante L´Ami Jean


Restaurantes:


Eis algumas recomendações a nível de restaurantes! São verdadeiramente bons, recomendo vivamente!



L´Ami Jean

27 R Malar

7e Invalides

Metro Invalides


Chez Michel

10 R de Belzunce

10e Gare du Nord

Metro Gare du Nord


Mon Vieil Ami

69 rue St. Louis En L´Île

4e

Metro Cité


Le Troquet

21 rue François Bonvin

15e

Metro Sèvres Lecourbe


Cristal de Sel

13 r. Mademoiselle

15e

Metro Félix Faure


Le Comptoir du Relais

9 Carrefour de l´Odéon

6e

Metro Odéon


La Régalade

49 Av. Jean Moulin

14e 

Metro Alesia


Ribouldingue

10 Rue St. Julien le Pauvre

5e saint Michel

Metro Saint Michel


L´Ourcine

92 rue Broca

13e

Metro Gabelins


Mirroir

94 rue de Martyrs

18e

Metro Abbesses








Viennoiseries:



Fazem parte desta definição os bolos género pequeno-almoço, que são o pain au chocolat, pain aux raisins, croissants, etc. A diferença na massa destes bolos, comparativamente a Portugal é abissal. Antes de ter visitado a França, julgava saber o que era, por exemplo, um croissant. Na verdade, não fazia ideia. Aqui, um croissant au beurre é delicioso. Se em Portugal tentamos comer um croissant simples, sem nada a rechear, é desagradável. O que disfarça o sabor são os cremes, ou o queijo ou fiambre a rechear. Pois aqui, no paraíso da comida, a massa destes produtos de pastelaria é deliciosa: crocante, a saber a manteiga, contudo ligeira… não há comparação! Só comendo aqui, para ter termos de comparação.


Dica:
  • Secco
  • Poîlane
  • La tradi de Paris
  • até na secção de padaria do Monoprix são fantásticos!





Bolos:


Palavras para quê? É incrível! Os bolos, os cremes, as texturas e os sabores! E depois o toque de elegância, uma framboesa (são deliciosas aqui!) a decorar, morangos silvestres (fruto maravilhoso, que nunca vi em Portugal) a dar um toque de cor! Os bolos são tão bonitos, que as composições parecem obras de arte, quase dá pena comer!


Dica:
  • La tradi de Paris






Macarrons:


Não, não é macarrão! Trata-se de uns bolinhos feitos delicados, com recheio cremoso. Quem viu “Marie Antoinette”, lembra-se com certeza dos bolinhos coloridos que são uma presença constante no filme. De todas as cores, são divertidos e saborosíssimos!


Dica:
  • Secco
  • La Durreé












Pão:


Nunca comi (com excepção talvez do Japão, em que tudo tem uma qualidade inigualável) pão como aqui. A massa, o sabor, o equilíbrio… é fantástica! O pão pode comer-se sem acompanhamento, de tão delicioso. E é óptimo em todo o lado, em qualquer padaria ou pastelaria. Até nos supermercados há baguettes deliciosas.


Dica:
  • La tradi de Paris
  • Secco











    Flocos de aveia:


    Não é um prato sofisticado, é certo, mas papas de aveia são uma das melhores invenções do mundo. Aqui em França, não foi fácil encontrar aveia, mas finalmente consegui uma embalagem de flocos! Mais uma vez, estes nativos deixam-me atónita! Então não conhecem esta pérola da gastronomia caseira? Não consomem? Se adquirissem este produto havê-lo-ia nos super-mercados… Esta população é muito esquisita! Já conhecia a versão de papas de aveia com mel, mas o meu amigo Diogo (www.artistitry.blogspot.com) falou-me da combinação mel, sultanas e canela, e confesso que estou ansiosa por experimentar esta delícia!